4 - Fim do mistério?

Vamos agora colocar a clave de sol na pauta onde está nossa semibreve, como na figura abaixo:





Sabendo que a clave indica que a nota sol será escrita na segunda linha e sabendo a ordem em que as notas se sucedem, já podemos dizer com certeza que a figura que nossa semibreve representa é a nota Lá, pois ela é a que vem logo após a nota Sol. Vamos a outro exemplo. Veja a figura seguinte:




  
Agora a semibreve representa a nota Si, que é a nota que vem logo após a nota Lá. Note que as notas Sol e Lá não precisam estarem escritas, para sabermos que essa nota é Si. Basta a presença da Clave de Sol no início da pauta, para termos a referência e nomearmos todas as demais notas.

Notas nas linhas e nos espaços

Uma maneira fácil para decorar rapidamente o nome das notas, é saber quais são as notas que são escritas nas linhas e as que são escritas nos espaços.



As notas que são escritas nas linhas são cinco:







As notas que são escritas nos espaços são quatro:





Não se preocupe se não conseguir decorar essas notas do dia para a noite. Quando começarmos a usar o MuseScore , você vai escreve-las repetidas vezes e vai acabar decorando do mesmo jeito. 

Agora você já sabe como são escritas as 7 notas e qual é a posição de cada uma delas na pauta. Apenas com essas notas nós já poderíamos começar o estudo da Música, na prática?
A resposta é sim e não. Sim, porque já temos nove notas para trabalhar em alguns exercícios e até criar pequenas composições. E não, porque ainda não sabemos quanto tempo uma nota deve ficar soando, após ser tocada. Lembra da Pausa da Semibreve?

No próximo post é disso que vamos tratar, a representação da duração do som das notas na pauta.          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário