Vamos conhecer agora as notas musicais. Elas são apenas 7 e cada uma delas tem seu próprio nome, que são: Do - Ré - Mi - Fá - Sol - Lá - Si. Cada uma dessas notas representa um som diferente e assim são feitas as composições musicais, sempre com essas mesmas notas. O que diferencia uma composição de outra é a forma como as notas se sucedem, no decorrer do tempo, em uma música.
A música se compõe de três elementos fundamentais: Melodia, Ritmo e Harmonia. Ao assoviar uma canção qualquer, estaremos assoviando a melodia dessa canção. Um cantor ou cantora canta melodias com a voz. Mas se esse cantor ou cantora estiver cantando e tocando um instrumento como violão ou piano, por exemplo, esses instrumentos certamente estarão fazendo a harmonia da música. Harmonia é a combinação dos sons tocados de forma simultânea, quer dizer, ao mesmo tempo. Se diversos cantores se reunirem para cantar, também é possível fazer a harmonia da música, apenas com suas vozes. Isso é bastante comum em corais, por exemplo.
O ritmo é feito por instrumentos de percussão ou bateria. É o ritmo que convida nosso corpo a balançar junto com a música e as danças costumam ser criadas com base nele.
Notas na pauta
Para que as notas possam ser escritas na pauta ou pentagrama, foram criadas figuras para representar os sons e os silêncios. Isso mesmo, os silêncios também fazem parte de qualquer composição musical e, obviamente, também necessitam de figuras para representa-los. Mas vamos conhecer cada uma dessas figuras de som e silêncio gradualmente, de acordo com a necessidade, durante o aprendizado da Música. Por enquanto, vamos conhecer uma figura de som e uma de silêncio, das sete que são utilizadas atualmente. Digo atualmente, porque existem outras que caíram em desuso e, portanto, não vamos nos preocupar com elas.
A primeira figura de som que vamos conhecer é a Semibreve. É a que tem maior duração e seu número correspondente é o número 1. Mais à frente, veremos a explicação para esse número 1. Veja a figura:
Temos aí a figura que representa a Semibreve, seu número correspondente e também a figura equivalente ao silêncio ou pausa com duração igual ao da Semibreve. Vamos ver o que acontece quando essas figuras estão colocadas na pauta. Comecemos pela Semibreve. Veja a figura seguinte:
De acordo com o que já estudamos, ao olhar para a pauta acima, vemos que a semibreve está colocada no segundo espaço porque os espaços são contados de baixo para cima. Sabemos também que as notas são Do, Ré, Mi, Fá, Sol, La e Si e que essa semibreve pode representar qualquer uma delas. Sendo assim, surge a pergunta: Que nota é essa que está escrita na pauta?
No próximo post, vamos ver a resposta para essa pergunta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário